Secretaria de Saúde
PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE CACULÉ RECEBEM CAPACITAÇÃO EM IMUNIZAÇÃO
14/02/2023

Está acontecendo essa semana em Caculé, nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro, na sala de reuniões da Casa dos Conselhos, a capacitação dos vacinadores da equipe de enfermagem do Programa Saúde da Família. O evento é uma parceria do Governo do Estado, através da Base Regional de Saúde de Guanambi/NRS Sudoeste da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB, com a Prefeitura Municipal de Caculé, através das coordenações de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde de Caculé.

Diversos temas estão sendo discutidos por iniciativa das palestrantes enviadas pela SESAB. A profissional Joelma Meira é responsável pela explanação sobre o papel da Atenção Primária nas ações de Imunização, Lívia Brito é a responsável por explicar sobre a Vigilância das doenças Imunopreveníveis e Márcia Luzia Costa tratará das boas práticas de Imunização de Sistema de Informação.

Dentre os assuntos que serão apresentados, estão:

O que é vacina/ soro/imunoglobulina;

Diferença do calendário Rede SUS/Rede Privada;

Calendário básico de vacinação da criança, adolescente, gestante, adulto e idoso;

Vacinas COVID;

Rede de frio.

A ação faz parte de uma série de providências que estão sendo tomadas para a efetivação do que foi previsto no Plano Municipal de Saúde elaborado a partir das discussões realizadas na 6ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em novembro de 2021. A meta em questão é a descentralização da Sala de Vacina para as Unidades Básicas de Saúde.

Segundo o coordenador da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Caculé, Jânio Espínola, a descentralização da vacinação é ação de extrema importância, pois facilitará o acesso da população e consequentemente irá aumentar a adesão aos esquemas vacinais.